As cores e os cinco elementos

De acordo com o Feng Shui  as teoria das cores e os cinco elementos consiste em utilizar de forma harmoniosa e construtiva os elementos através das cores, canalizando desta forma a energia vital de forma mais intensa e equilibrada.

Os cinco elementos são: água, madeira, fogo, terra e metal e cada um deles possui uma cor correspondente e suas qualidade:

Preto e Azul (água): concentração

Verde (madeira): vitalidade, bondade e iniciativa

 Vermelho(fogo): realização, ação e amabilidade

Amarelo (terra) :equilíbrio, altruísmo e intuição

Branco (metal): criatividade , imaginação e pureza

Cada um desses elementos está relacionado a uma área de nossas vidas e essas áreas podem ser ativadas e honradas na decoração através das cores.

No Feng Shui existem nove áreas e cada uma possui um ou dois elementos presentes e podem ser ativados através dessa teoria utilizando as cores e suas cores derivadas correspondentes aos elementos e também através de suas qualidades, sempre de forma harmoniosa para não criar desequilíbrios, pois a cor tal como um cristal ou outro objeto ativador, produz uma vibração que deve ser sempre harmonizadora.

Por exemplo, temos uma sala na área da prosperidade, onde seu elemento é madeira e ar.

Pelo elemento temos a cor verde que é a junção da cor azul + amarelo. Sendo assim podemos além do verde, utilizarmos a cor amarela , porém se formos analisar pela qualidade da cor, a área da prosperidade é uma área que vibra realização, sendo assim podemos utilizar suas cores secundarias, tal como o lilás.

E isso não quer dizer que você precise pintar uma parede inteira de uma dessas cores. A utilização pontual das cores, em elementos decorativos é o ideal, porque cria uma ambiente visualmente bonito e ao mesmo tempo ativa a área de forma equilibrada.